Qual melhor tipo de whey protein:
isolado, concentrado ou hidrolisado ?
Está em dúvida sobre qual tipo de whey protein comprar, mas só encontra informações tendenciosas em lojas de suplementos ? Veja a verdade nua e crua sobre qual é o melhor tipo de whey e faça um investimento mais consciente.
Antes de qualquer coisa, vamos ao básico de cada um deles:
- Whey concentrado: é o mais barato, passa por menos processos industriais, mas contém impurezas como pequenas quantidades de lactose, carboidratos e gorduras.
- Whey isolado: livre das impurezas presentes no whey concentrado, contém mais proteína por dose (já que é mais puro), mas é mais caro.
- Whey hidrolisado: é basicamente o whey iso que passou por um processo industrial extra onde ele é “pré-digerido” fazendo com que esta seja a forma de whey mais pura, biodisponível e rápida para ser absorvida que existe (e a mais cara também).
Com isto esclarecido, vamos ao que interessa…
Qual é o melhor tipo de whey protein ?
Independente do “pedigree” ou pelo número de processos chiques de filtração que um whey é submetido, no quesito ganho de massa muscular, virtualmente não há diferenças entre whey concentrado, isolado ou hidrolisado. Você pode citar centenas de estudos mostrando como um whey iso ou hidro é superior, puro, biodisponível e são versões de proteína mais “nobres”, mas no mundo real (o que importa para nós), está para nascer alguém que tenha ficado maior porque gastava R$150 a mais em um whey isolado/hidrolisado quando poderia estar consumindo apenas whey concentrado.
Isto significa que você só deve comprar whey concentrado ? Nem sempre. Pessoas que sofrem com alergias ou intolerância a lactose poderão ter problemas gastrointestinais ao usar o whey concentrado eneste caso um whey isolado seria a melhor pedida. Quanto ao whey hidrolisado, assim como versões chiques de creatina, ele é simplesmente superfaturado e, sem rodeios, não vale o investimento.
Em suma, o whey concentrado é o ideal na maioria dos casos; é uma fonte de proteína completa, é o mais barato e possui as mesmas propriedades anabólicas que os outros tipos. O isolado é útil se você tem intolerância ou alergia à lactose, mas o preço é salgado e você poderia comprar muita albumina com essa mesma quantia de dinheiro. Finalmente, o hidrolisado é o ideal para aqueles que pensam que a pureza de whey protein se converte em resultados (o que não é o caso) e gostam de jogar o próprio dinheiro no fogo, o mesmo vale para blends de whey que misturam todas os tipos de whey com a promessa de maiores resultados.
Não se esqueça da real função do whey protein
Muitas pessoas compram whey por pensar que o investimento é um sinônimo de ganho de massa muscular, quando na verdade a sua função básica é apenas complementar a quantidade de proteínas que a sua dieta precisa, mas de uma maneira fácil, rápida e cômoda.
O que queremos dizer é que o whey protein não trará resultados “anabólicos” por si só, independente de quão caro ele seja. Portanto, se você não segue uma dieta ou simplesmente não tem ideia de quanta proteína precisa por dia, pense duas vezes antes de gastar uma fortuna em whey, pois do contrário o produto não conseguirá desempenhar o seu papel de forma eficaz.
Mas e a função do whey protein no pós-treino ?
Tomar um shake contendo whey protein e carboidratos logo após o treino pode ser uma boa maneira para iniciar a recuperação muscular e evitar o catabolismo, contudo é necessário repetir: somente o pós-treino não gerará efeitos por si só, principalmente se no restante do dia a dieta for inexistente.
Isto pode ser algo óbvio para alguns, mas infelizmente a maioria das pessoas ainda compram whey protein (e vários outros suplementos) imaginando que o mesmo será o supra sumo da dieta e gerará ganhos inéditos de massa muscular conforme o pote será consumido.
Como tomar albumina: o guia definitivo

Como tomar albumina, qual comprar, o melhor horário para tomar, com o que devemos misturar. Em suma, tudo o que você precisa saber sobre a albumina e como extrair o máximo desta proteína.
A albumina é uma das proteínas em pó mais baratas disponíveis no mercado e talvez por este motivo seja um dos suplementos mais subestimados.
A proteína da clara do ovo (a parte do ovo usada para fazer albumina) contém valor biológico alto que, para quem não sabe, é um sistema de medidas que avalia o quão bem uma proteína é utilizada pelo corpo.
De acordo com um estudo realizado em animais, a albumina é muito semelhante ao whey em sua habilidade de estimular crescimento muscular (1). Outro detalhe interessante, e que poucas pessoas sabem, é que a albumina é digerida ainda mais lentamente que a caseína (2), ou seja, fornecendo aminoácidos de maneira gradativa e por mais tempo.
Como tomar albumina
A velha indicação para usar a albumina é que, por se tratar de uma proteína de absorção lenta, ela deveser usada antes de dormir e ao acordar. Ao mesmo tempo que não há problema em ingerí-la nestes horários, principalmente antes de dormir onde poderemos tirar o máximo de proveito da sua digestibilidade lenta, esta indicação está longe de ser obrigatória.
Amigos, suplementos servem para facilitar a sua vida e não para complicá-la ainda mais. Com a albumina não seria diferente. Mesmo que a absorção da albumina seja mais lenta que o comum, ela continua sendo uma proteína como qualquer outra e pode ser usada em qualquer momento do dia onde não foi possível ingerir uma refeição sólida contendo proteína.
Eu, por exemplo, não consigo fazer uma refeição sólida gigante antes de dormir e acabo optando por tomar um shake de albumina, pasta de amendoim e aveia cerca de 30 minutos antes de deitar.
No geral, não há segredos ou regras obrigatórias para o uso de albumina, acredito que o fator mais delicado a respeito do suplemento é a sua marca. Muitos fabricantes de albumina inserem carboidratos simples para dar gosto ao suplemento. Sempre escolha a albumina com a menor quantidade de carboidratos possíveis. Empresas como Naturovos e Salto’s chegam a vender albumina na forma mais pura, sem carboidratos e curiosamente mais baratas que as versões mais enfeitadas (e com mais açúcar).
Já usa albumina ? Qual forma de uso/combo lhe trouxe mais resultados ? Compartilhe sua opinião através dos comentários.
Caseína: o que é, benefícios e como tomar
Quando o assunto é suplementar com proteína, o whey é a primeira coisa que vem em mente por se rapidamente absorvida e conter uma grande gama de aminoácidos, contudo a caseína pode ser uma opção ainda mais útil em diversas situações. Neste artigo, veremos tudo o que você precisa saber sobre a caseína e como extrair o máximo deste suplemento.